sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ODOYÁ IEMANJÁ


Iemanjá a deusa mãe.

Dois de fevereiro, é comemorada no Brasil a festa da Mãe Iemanjá. Segundo a mitologia Iorubá é mãe de todos os deuses, senhora das águas salgadas, rainha sereia, lindíssima e sedutora deusa do mar. É a essência do elemento água e todo o que ele é e representa: vida, fertilidade, abraço, proteção poder, amor, entrega, luta, coragem, parto, beleza decisão, entrega. Iemanjá é A Mulher.

Para as culturas africanas, ser mãe é um negocio bem diferente ao ser mãe nas culturas andinas ou montanhosas da América Latina, para as que prevaleceu a imagem da Virgem Maria do catolicismo: recatada e resignada mulher, pronta ao sofrimento, assexuada e presa  eterna dos deveres familiares.  Dessa Maria nunca foi escutado um só resmungo.

Não entanto, Iemanjá e a maternidade que ela representa, encarna um corpo com uns seios gigantes, um ventre enorme e um senso erótico sutil e dengoso. Ao tempo que cria aos seus filhos lida batalhas, briga, é curiosa e ossada, libertaria, entra na partida, se envolve na criação do mundo, cria alguns dos seres que habitam o universo junto com os deuses homnes, trai e é traída, erra, re começa, se apaixona, faz amor, se separa e se apaixona de novo... é uma deusa que não se conforma e que vive uma vida mítica, parecida á vida das mães do nosso humano planeta, uma vida de amor infinito e perguntas frecuentes.

Pensando na imagem amada de Iemanjá do mar, escreverei no blog durante o mês de fevereiro sobre a maternidade, sobre ser mãe na esquina inicial do século XXI. Prometo os seguintes temas:
Mamãe viageira (Desafios de criar um filho dentro de uma cultura distinta.)
As mentiras das mamães (Sobre as pesquisas que mostram o mito da mãe como vocação perfeita e o que fazem as mães para não se libertar dele)
Maternidade e sexualidade (A feminilização da vida sexual após o parto)
A maternidade da paternidade (Homenagem ao senso feminino dos homens contemporâneos que acompanham suas crias e mulheres no processo familiar.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário